Hoje não venho aqui para falar de sentimentos,
não venho aqui fazer apologia ao uso dos métodos científicos,
não venho declamar uma poesia minha ou cantar um soneto,
hoje venho fazer uma crítica,
uma crítica do tipo com intuito de ovacionar uma equipe inteira,
eu gostaria de parabenizar toda a equipe responsável pelo caderno EU do jornal Valor Econômico, a publicação da sexta-feira que se passou é, demasiadamente, fantástica, um conjunto de matérias e artigos exuberantes que foram arranjados de maneira primordiosa, sobre temas atuais e importantes ao nosso contexto sócio-econômico-cultural. Num contexto em volto a queda do Muro de Berlim. Adorei tê-los lido, agora vocês conseguiram um fiel leitor, que é muito exigente e crítico.
Lendo um dos artigos, me deparei com uma surpreendente citação de um dos meus maiores ídolos, o pai dos economistas modernos, Adam Smith, num primeiro momento, eu só conhecia a obra analítica do autor, falando sobre as ciências econômicas, mas durante essa leitura me deparei com o seguinte trecho "Adam Smith. Em "Teoria dos Sentimentos Morais" de 1759, ele anota que todo cavalheiro gentilhomem, sabendo-se vigiado pelo olhar do outro, interioriza este olhar sob a forma de uma disposição permanente para comportar-se segundo normas legítimas - é a chamada culpa dos prazeres inconfessáveis, que também pululam no consumo cultural."
Isso mostra que ele, já naquela época formulava teorias sobre esse verniz que cobre as pessoas, ao ponto de elas moldarem tudo o que está ao seu redor para parecerem melhores do que realmente são, ou pelo menos, para mostrarem o que os outros querem ver, será que isso não seria inapropriado? Pois ao passo que nós vivemos a nossa vida em função do que os outros pensam, que vida é essa? O que podemos exigir de nós mesmos se não passamos de fantoches dos cliches estilísticos da estética do "culturalmente rico"? Acredito que esse tema é algo para se pensar, refletir e discutir muito, pois somente iremos progredir se acabarmos com a banalização do "certo e errado", em se tratando de cultura e bem-estar.


1 Comments:
Oi Less! Tudo bom?? Espero que sim!!!
Estou passando aqui pra agradecer a força, valeu!
Gostei do post.. apesar de n ler esse jornal (pq n é dos meus maiores interesses) fico feliz q ele seja legal e auxilie vc!!
Bom final de semana! Se cuida!
Beijinhos da Juju
12:26 AM
Post a Comment
<< Home